História

Jovens católicos fundaram o Esporte Clube São José

O mundo vivia a terrível expectativa da primeira guerra mundial, com a Europa em polvorosa, quando em Porto Alegre/RS, surgia o “Sport Club São José”. Fundado em 24 de maio de 1913, por ação de um grupo de alunos do Colégio São José (daí derivou o nome do clube) na rua São Rafael, atual avenida Alberto Bins.

Ir. Constantino José

O Ir. Constantino José, um ardoroso admirador do calcio italiano, foi o mentor intelectual e incentivou o grupo que jogava futebol no colégio a formar um clube de verdade. O Irmão Ulrich, por sua vez, foi o primeiro chefe de torcida da nova instituição esportiva.

Entre os jovens fundadores estavam José Edgar Vielitz, Osvaldo Endler, Florêncio Wurding, Léo De La Rue, Antônio Pedro Netto (Netinho) e Arnaldo Peterlongo Ely.

Estes alunos faziam parte da Sociedade Juventude dos Moços Católicos, cuja sede era nos altos da ex-capela São José, localizada na rua São Rafael. A sociedade surgira para que os alunos pudessem praticar o futebol dentro das dependências do colégio. Embora a sociedade crescesse, o grupo não podia enfrentar equipes fortes e por isso surgiu a ideia de fundar um clube de futebol.

Após celebrar a fundação, o aluno Léo De La Rue foi escolhido para ser o primeiro presidente do clube, ficando estabelecido que cada jogador compraria seu uniforme e contribuiria com 500 réis de cota mensal, pois a participação dos sócios ainda era reduzida.